sexta-feira, 20 de abril de 2007

Os livros dos leitores



Este é o seu cantinho.
Partilhe connosco as suas viagens pelos livros !Deixe que outros também descubram o prazer de ler.

11 comentários:

Fye DX disse...

"TENTAR NÃO MORRER" de Gonçalo M. Tavares

Escolhe-mos este conto pois além de ser o mais pequeno que encontramos, é também o mais divertido. Conta a história de uma rapariga em frente ao seu espelho tentando rezar.

11º TEInf
Frederico Ribeiro Nº6
Pedro Lopes Nº20

Anônimo disse...

titulo do conto: A SOMBRA
autor:Mário Henrique Leiria

razoes da escolha:
escolhi este conto por achar interresante, e fui mais pelo titulo porque gosto de contos sobrenaturais, com mais suspense e achei que o conto a sombra seria divertido..depois de o ler achamos piada a forma como acabou, foi de um modo inesperado, e tambem pelo medo que o homem teve por pensar tar a ver uma sombra em movimento.

Nª 19 e 1/pedro silva e andre lourenço

Anônimo disse...

"A SOMBRA" de Mário Henrique Leiria
escolhemos este conto porque relata a perseguição de uma sombra, que mais tarde se descobre que é a sombra da sua falecida mulher descrevendo uma realidade alternativa dentro da realidade.

11º TEInf
Ibrahim nº7
Marcos nº15

Anônimo disse...

Istvan Orkeny, "Matadouro"

O conto fala-nos sobre uma turista que vai fazer turismo, acompanhada por uma guia, levaram-na para um miradouro e palacios presidenciais. Por fim levaram-na para um matadouro onde ela sentiu-se admirada pela forma de como os animais são abatidos.
gostei da forma de como ela fala da pouca sencibilidades das pessoas que ficavam a ver os animais.
Rui Correia e Isaac Brandão.

Anônimo disse...

"Sexta-Feira ou a Vida Selvagem" foi o último livro que li. Não foi de livre vontade, mas, sim, "obrigado" pelos professores de Língua Portuguesa. Mas valeu a pena e vale a pena, principalmente quando o compararmos com o filme "O Náufrago".Enquanto Robinson decide o seu futuro conscientemente, a personagem do filme vive um dilema que só ele será capaz de resolver.Por fim, a vida, que é a nossa, será sempre aquela que nós quisermoas construir.
Alunos(as) dos Cef´s

Unknown disse...

Nome do Livro: Tomás e Bianca
Autor: Maria Teresa Maia Gonzales
Editor: DIFEL
Leitor: Bruno Dias nº2 11ºteinf

O livro fala-nos de um rapaz de 16 anos que numa noite trágica perde os seus pais e irmã. Tudo começa numa noite de chuva em que o Tomás está numa festa com o seu melhor amigo Pedro enquanto os pais estavam de viajem mas essa viagem não corre nada bem pois eles têm um horrível acidente de viação em que os pais morrem no local e a sua irmã também acaba por morrer no hospital.
Após a morte dos pais ele tem vivido com seu primo que lhe dera muito apoio, para ele não se sentir tão desamparado. O Tomás decide voltar à escola para completar o 12º ano e ir para a universidade para se tornar um bom advogado como queria a sua querida mãe. Visto que já tinha perdido imensas aulas após o acidente dos pais. Voltou à escola após alguns meses de ausência por se sentir deprimido e angustiado Na escola sente-se mais alegre pois ele já consegue rir das palhaçadas dos colegas. Uma das suas colegas e grande amiga chamada Isabel decidiu tirar fotocópias dos seus apontamentos das aulas para ajudar o seu amigo Tomás a estudar e a recuperar o tempo perdido devido à morte dos pais.
Passados alguns meses, o pai e a filha Barbara foram lá saber noticias do Tomás pois tal como ele também tinha sofrido a perda do seu filho. Mas o Tomás tem vindo a achar que o responsável do acidente era o filho dele pois na noite do acidente ele conduzia o carro do pai sem carta de condução, e embriagado numa noite de chuva. Eles foram lá para ajuda-lo mas ele recusou a ajuda deles e mandou-os embora.
A sua avó Bianca que vivia em Itália até à morte dos pais de Tomás decidiu voltar a Portugal para ajudar o seu neto. Ela tenta por várias vezes aproximar-se mas sem hesito algum, até que o primo decide preparar um jantar na casa de Bianca para eles se reconciliarem e até teve sucesso pois o Tomás decide saber mais sobre a sua avó. Passado uma semana, a avó convida-o para ir lá viver e ele aceita.
Passa algumas semanas ele reencontra Barbara e começam a falar acerca da atitude que ele teve perante o pai dela, e ficam a falar durante horas e tornam-se grandes amigos ao ponto de se escreverem um ao outro quando estão de férias pois o Tomás vai para Roma mas ele nunca se esquece dela nem ela dele. Pois ele acabou por pedir desculpas ao pai dela e o pai da Barbara quando encontra o Tomás trata-o como se fosse seu filho.

Unknown disse...

"O Sétimo Selo" é o último romance de José Rodrigues dos Santos que apresenta como temática principal o fim das reservas petrolíferas e a "possível" alternativa energética que necessariamente terá de surgir num futuro próximo.
Um cientista é assassinado na Antárctida e a Interpol contacta Tomás Noronha para decifrar um enigma com mais de mil anos, um segredo bíblico que o criminoso rabiscou numa folha e deixou ao lado do cadáver.
Seguindo a linha Browniana, hoje muito em voga,o autor apresenta uma narrativa leve, com um enredo que satisfaz que aqueles que queiram ler apenas pelo prazer de ler.No entanto... já fez melhor.

Unknown disse...

Em "Estado de Pânico", de Michael Crichton (o mesmo de "Parque Jurásico" e "Serviço de Urgência")tudo começa com o crime de um investigador em Paris. Depois viaja-se da Islândia à Antárctida, do Arizona a Toronto, passando pelas Ilhas Salomão.De um lado os defensores do aquecimento global (os bons ou os maus?), do outro lado os que o contestam (os maus ou os bons?).All Gore talvez saiba responder.
São 724 páginas, sim, 724 páginas numa viagem alucinante para desmantelar uma organização eco-terrorista. Os maus?

Unknown disse...

"Uma vez...uma mulhar perguntara-lhe porque era marinheiro, e não advogado, ou dentista; e ele limitou-se a encolher os ombros antes de responder passado algum tempo, quando ela já não esperava a resposta: "O mar é limpo". E era de verdade."
Coy é um marinheiro em terra que encontra uma mulher que o devolve ao mar. Aqui volta a ser ele próprio:solidário,perspicaz,valente,fiel, apaixonado e lúcido.Mas Tânger, a mulher que o cativou, não é como o mar.
É assim "O Cemitério dos Barcos sem Nome" de Arturo Pérez-Reverte, hoje, por hoje,um dos melhores escritores de língua castelhana da actualidade. Que se recomenda vivamente.

Fye DX disse...

Contracto de Leitura:
Frederico Ribeiro
Nº6 | 12ºTEInf

Livro: Shakugan no Shana
(Shana dos Olhos Ardentes)

Resumo:
Num mundo paralelo ao nosso, existências conhecidas por 'Guze no Tomogara' ameaçam acabar com o equilíbrio do Universo à medida que devoram a própria existencia do ser humano como forma de se alimentarem. Para combater esses seres, as caçadoras conhecidas por 'Flame Hazes' tem de os combater e restaurar o equilibrio usando seres humanos 'temporários' que desaparecem passado algum tempo sem deixar qualquer rasto. Mas uma dessas existências não termina, o que leva Shana (a personagem principal) a vir morar com ele e descubrir o segredo do poder que o mantem vivo e protege-lo de todos os Guze que pretendem obter essa força desconhecida.

Opnião sobre o livro:
O livro é um romance orientado para rapazes com bastantes conteudos enigmáticos e divertidos, e foi bastante fácil de ler. Após o 1º volume da série, já li outros dois e continuo a gostar bastante da história e do próprio desenvolvimento dos personágens.

Aconselharias este livro a um amigo?: Sim

Nota de 1 a 5: 4.5

Anônimo disse...

Título do livro: História de uma Gaivota e do gato que a ensinou a voar

autor: Luis Sepúlveda

Editor:ASA

Leitor:Tiago Guedes 12ºteinf Nº26



Este livro fala-nos de uma gaivota que foi apanhada por uma maré negra,e que antes de morrer deixa ao cuidado do gato Zorbas o ovo que acabara de pôr.
zorbas nesse mesmo instante fez duas promessas a si mesmo, que não só criará a pequena gaivota, como tambem a ensinará a voar.Tudo isto com a ajuda dos seus amigos.
O gato Zorbas como gato de palavra que era cumpriu as promessas que fez,apesar de não ter sido nada fácil, não só criou a gaivota como a ensinoua voar.