segunda-feira, 23 de abril de 2007

Ler é um Prazer (ensino secundário)





A CIDADE DOS DEUSES SELVAGENS, de Isabel Allende

Esta é a historia de uma jovem que viaja até à Amazónia na companhia da avó. É também a história de uma selva que tem sido destruída pela ambição voraz dos homens.







O PAPALAGUI , Discursos de Tuiavvii, Chefe de tribo de Tiavéa nos mares do Sul,tradução de Luísa Neto Jorge e ilustrações de Joost Swarte

Um outro olhar sobre a nossa sociedade. O olhar de um chefe de uma tribo da Polinésia que no século XX visitou a Europa. Seremos nós, Papalaguis, verdadeiramente civilizados?




CRÓNICA DO REI PASMADO, de Gonzalo Torrente Ballester

Era uma vez um rei que ficou pasmado ao ver pela primeira vez uma mulher nua. A partir daí o seu maior desejo é ver a rainha nua.Uma história saborosa e divertida que dá prazer ler.







O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS , de José Saramago

Galardoado com o Nobel, Saramago oferece-nos neste livro uma viagem plena de poesia ao mundo heteronímico de Fernando Pessoa: Ricardo Reis, chegado do Brasil, instala-se num hotel, e é aí que vai conhecer Lídia, uma criada de quartos.











SIDDHARTHA, de Herman Hesse

Crescer é um longo processo de aprendizagem. O jovem Sidhartha, filho de um brâmane, acompanhado de Govinda, busca a experiência da vida para ir ao encontro da unidade e da harmonia de todas as coisas- OM.Um Nobel da Literatura.





CEM ANOS DE SOLIDÃO,de Gabriel Garcia Márquez

Esta é a história da família Buendia, de Aurelianos e Josés Arcadios, geração após geração, de milagres e fantasias,de paixões e adultérios, descobertas e tragédias, de mortes e mortos, de histórias e histórias ...e de muitas vidas, tantas quantas as línguas em que este romance já foi traduzido. O realismo mágico na pena de um dos maiores escritores do nosso tempo!
FASCINANTE!





CAPITÃES DA AREIA,de Jorge Amado

A realidade é bem dura para um bando de meninos-homens que vivem nas ruas de S. Salvador da Baía. Os sonhos, esses são doces e coloridos... sobretudo quando aparece Dorinha.Um livro vibrante de poesia!





CONTOS APÁTRIDAS, de Bernardo Atxaga, José Manuel Fajardo, Santiago Gamboa, Antonio Sarabia e Luís Sepúlveda

Cinco histórias sem pátria, cinco histórias que podiam ter acontecido em qualquer lugar, porque a imaginação é apátrida.




O PERFUME, de Patrick Suskind

Uma narrativa que exala um odor estranho, uma vez que o seu protagonista nasceu no meio dos mais nauseabundos fedores- uma banca de peixe fedorenta. É esse perfume que o vai acompanhar na busca do Absoluto – o perfume ideal,a Beleza suprema. Um romance arrebatador que nos transporta ao século XVIII , quando o ofício de perfumista era valorizado.






A RELÍQUIA, de Eça de Queirós

Teodorico resolve tornar-se um fervoroso crente em Deus para caçar a fortuna da titi. Apesar de desejar conhecer Paris, acaba por ir em peregrinação à Terra Santa,pois a titi não pode ouvir falar na cidade do vício.Teodorico parte com a espinhosa missão de trazer uma relíquia à titi. Uma história picante à maneira de Eça, sempre prontinho para cortar na casaca da sociedade do seu tempo.






O MISTÉRIO DOS BARCOS SEM NOME, de Artur Pérez- Reverte

Um marinheiro sem barco, desterrado do mar, conhece uma estranha mulher, que possui, talvez, sem o saber, a resposta a perguntas que certos homens fazem desde há séculos. Juntos partem , à procura do Dei Gloria, um bergantim que há mais de duzentos anos repousa nas águas profundas do Mediterrâneo.






DAVID COPPERFIELD, de Charles Dickens 



As desventuras de um jovem  contadas com humor e otimismo. Não há mal que sempre dure, se tivermos esperança e se formos lutadores. Nunca desistir é o lema!
Apesar de ser uma narrativa longa é  fácil de ler, já que o seu autor tem artes de nos conquistar. 

Nenhum comentário: